O que é o PETIT JOURNAL?
A newsletter que nasceu da minha busca por coisas belas, assuntos interessantes e outras excentricidades, e onde realizo o sonho de ter meu próprio Cabinet de Curiosités.
Este PETIT JOURNAL é para você tanto quanto para mim.
1. Por que isto, por que agora?
“De que serve o conhecimento se ele não ajudar a melhorar a vida de alguém, nem mesmo a sua? O conhecimento deve ser compartilhado.”
Antes de começar a te explicar, deixa eu contar rapidamente a minha história profissional (e um pouquinho da pessoal).
A primeira década da minha vida profissional foi dedicada à ciência. Me formei em Ciências Biológicas na UnB, em Brasília, saí de lá direto para a Amazônia, onde estudei no INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e depois concluí meu Mestrado estudando macacos ameaçados de extinção na Mata Atlântica do Sul da Bahia.
Corta para a segunda década, virada espetacular. Descubro minha primeira gravidez, largo as florestas por uma vida mais “estável” como concursada pública. Frustração total. Descubro que não nasci para o funcionalismo.
Descubro minha segunda gestação e a coragem que faltava: peço demissão do meu segundo concurso público e começo do zero em outra área que, até então , eu encarava apenas como uma grande paixão (nem sequer um hobby), a Moda.
Passo a estudar consultoria de imagem e estilo, me torno Stylist de atrizes, vestindo-as para estreias de novela, de cinema, premiações, programas de TV, entrevistas. E depois decido fazer a minha própria revista independente, a ‘CAUSE MAGAZINE, em que me lanço como Publisher, editora, jornalista, mulher de negócios e diretora criativa. Foram quatro anos de muitas experiências fascinantes, de crescimento profissional — e também de impulsionamento profissional da carreira de inúmeros jovens talentos que hoje se tornaram gigantes em suas áreas — além da grande graça de ver publicados nas páginas da minha revista as imagens e textos de algumas das mentes mais criativas e brilhantes do nosso tempo, tanto nacionais quanto internacionais.
Minha missão na ‘CAUSE eu dei por encerrada quando a a maior biblioteca do mundo, a Library of Congress USA, comprou as nossas seis edições e arquivou no acervo histórico da humanidade. Aí eu fui pra galera…
Decidi parar a minha frenética carreira de empreendedora criativa (aquelas 15 a 18 horas de trabalho por dia já estavam me matando) e focar na minha família.
De lá para cá, passaram-se 6 anos e eu tive mais alguns filhos… totalizando 6. E uma delas com uma grave doença de coração e múltiplas complicações.
Foram anos muito desafiadores, mas que me trouxeram uma profundidade e uma experiência de vida ímpares. Mas em nenhum momento a minha sede pelo conhecimento, a minha busca pela verdade, ficou menos potente no meu coração e na minha mente. Continuei estudando sobre todos os assuntos que me interessam, de literatura a arte, de história a ciência política, de neurociência a filosofia, e por aí vai.
Ao longo dessas duas décadas de reviravoltas pessoais e profissionais aprendi muito sobre estilo pessoal, identidade visual, branding, marketing, negócios, história, política, filosofia e também construí uma visão de estilo que vai além da moda. Entendi não apenas como me vestir melhor mas também como escolher bons produtos e marcas, fazer minha própria maquiagem, garimpar peças vintage e montar um armário que atenda as minhas necessidades de forma realista e atemporal — o closet cápsula.
Mas, para além disso, entendi que meu interesse pelo conhecimento vai muito além da moda, da arte, da ciência. Entendi que preciso dos livros e do conhecimento como preciso do ar que respiro. E descobri que tudo aquilo que aprendemos, quando bem aplicado, tem o poder de transformar nossa realidade e a das pessoas ao nosso redor. Eu hoje acredito na formação interior e intelectual como a força capaz de mudar nossa vida sempre para melhor.
Meu desejo é compartilhar tudo o que aprendi - na teoria e na prática - para ajudar pessoas comuns, como eu e você, a desenvolverem uma vida inteira, plena e mais equilibrada, alinhada com seus valores pessoais e com um senso de significado, de propósito.
Se eu puder ajudar uma única pessoa por meio do meu conhecimento aplicado na prática, minha missão estará completa. Se eu puder ajudar muitas, estarei totalmente realizada.
2. A quem interessa o PETIT JOURNAL?
Meu objetivo com este pequeno jornal é usar o conhecimento e a busca da verdade para ajudar mais pessoas a descobrirem quem elas são, quem querem ser e como podem dirigir suas vidas para onde de fato desejam.
Espero que assim elas possam, como eu, encontrar beleza nas escolhas diárias, viver uma vida com muito significado e alegrar a vida de quem está ao seu redor.
3. O que esperar e quando?
A vida de mãe de 6 filhos não me deixa muito tempo para escrever, mas a paixão por transmitir às pessoas um pouco do que eu vejo de belo no mundo é tão grande que eu prometo estar aqui o suficiente para que você nunca se esqueça de mim.
4.Cabinet de Curiosités
Gosto de pensar neste PETIT JOURNAL como um verdadeiro Cabinet de Curiosités digital editado por mim para você.
Aqui você vai encontrar uma coleção de tudo aquilo que me encanta no mundo, a começar por moda, estilo, arte, cultura, ciência e muito conhecimento.
Mas espere também por dicas de viagens, lugares interessantes e histórias especiais que me chamaram a atenção e conquistaram meu coração.
Faço questão de dividir cada detalhe que eu descobrir com você, na esperança de que essas pequenas coisas tornem-se grandes inspirações no seu íntimo.